Sexagem Fetal: Conheça o Exame para Detectar o Sexo do Bebê
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar. Existem algumas brincadeirinhas que você pode experimentar para saber o sexo do seu bebê sem ultrassom. Uma delas é alguém pedir à grávida para lhe mostrar a mão. Se a grávida lhe mostrar a palma da mão para baixo, é uma menina. Se lhe mostrar a palma da mão para cima, é um menino. Apesar de ser um teste que permite saber o sexo do bebê antes da 16ª semana de gestação, é um exame mais caro e normalmente não está disponibilizado pela rede pública e alguns planos de saúde. Veja como é feito e como entender o resultado do exame de sexagem fetal. Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
No exame feito pelo sangue, a médica conta que o resultado pode ter erros em caso de: a mãe ter recebido transfusão de sangue, possuir órgão transplantado de um homem ou se, no início da gravidez, havia mais de um saco gestacional (um de menino e outro de menina) e só a gestação da menina tiver evoluído. Gestações anteriores não interferem no resultado de nenhum dos dois tipos de exame de sexagem, uma vez que o DNA fetal circulante é rapidamente depurado da circulação materna após o parto, completa. As informações encontradas neste site possuem propósito informativo e não de aconselhamento médico ou diagnóstico. Nada substitui o aconselhamento médico ou de outro profissional qualificado. Sempre procure seu médico em caso de dúvidas. Apesar de ser um exame com alta sensibilidade e eficácia, é importante que o sexo do bebê seja confirmado pelo ultrassom a partir da 13º semana de gravidez, isso porque alguns fatores podem interferir no resultado, como quantidade insuficiente de DNA fetal circulante e realização de transfusão de sangue em que o doador é homem, por exemplo. Apesar da sua eficácia ser defendida pelo fabricantes, estes testes não possuem comprovação científica e, por isso, não são comercializados e nem autorizados pela Anvisa.
Por serem invasivos, eles apresentariam riscos, como sangramento e abortamento, no caso da biópsia de vilocorial, e infecções e rompimento da bolsa, no caso da amniocentese. Para saber o sexo do seu bebê também pode recorrer à sexagem fetal. Este é um exame não invasivo, que é feito através de uma amostra de sangue da mãe. Não precisa de estar em jejum nem de fazer qualquer tipo de preparação anterior ao exame. Através da coleta de sangue efetuado, irá procurar-se a presença do cromossomo Y, caso seja detetado é porque se trata de uma menina. Este método pode ser realizado a partir da oitava semana e conta com uma taxa de acerto de cerca de 99. Embora o ultrassom, por volta das 20 semanas, seja a forma mais utilizada para saber o sexo do bebê, também é possível fazer essa descoberta a partir da 8ª semana de gestação através do exame de sexagem fetal. Esse exame consiste na análise de umapequena amostra de sangue materno, que é enviado para o laboratório para análise, em que é feita a pesquisa da presença ou ausência da região SYR, que é a região que contém o cromossomo Y, que está ligada ao gênero masculino.
Quem não pode realizar o exame de urina para detectar sexo do bebê? - É recomendado que o exame seja feito a partir da 8ª semana de gestação para que se tenha maior certeza quanto ao resultado. No entanto, por mais que a sensibilidade desse exame seja elevada, é importante que seja também realizado o ultrassom, que a partir da 13ª semana possui eficácia semelhante.
Como funciona o teste de urina de farmácia para saber o sexo do bebê
A realização do exame de sexagem fetal não necessita de preparo, porém não deve ser realizado por mulheres que fazem uso de anticoagulantes a base de heparina, por exemplo, pois pode resultar em um resultado inconclusivo. Saber o sexo do bebê é algo que os pais anseiam bastante, para começarem a planejar a chegada do tão esperado bebê. Existem alguns métodos que lhe permitem saber o sexo do seu bebê, como o ultrassom, que oferece uma precisão de 80 a 90. No entanto, este método só consegue dar resultados a partir mais ou menos do quarto mês de gravidez, porque depende da posição em que o feto se encontra na hora do exame. Mas, se quiser saber antes desta altura o sexo do seu bebê, para poder começar a comprar as roupinhas e a preparar o quartinho do seu bebê, existem outros métodos caseiros que pode utilizar. De seguida, em mostramos-lhe alguns métodos que pode utilizar para descobrir o sexo do bebê sem ultrassom.
Exame de urina sexo do bebe - Apesar de existirem testes de sexagem fetal que podem ser feitos em casa, esses testes não possuem comprovação científica da sua eficácia, não explicam detalhadamente como funcioname não são comercializados em farmácias, sendo apenas encontrados em sites. Dessa forma, é considerado que as únicas formas de se ter certeza sobre o sexo do bebê é por meio da realização do exame de sexagem fetal ou ultrassom a parir da 13º semana.
Devido à patente, o produto químico utilizado para reagir com a urina é sigiloso, porém como o teste pode apresentar erro quanto há relação sexual antes de 48 horas, acredita-se que a reação seja ao encontrar hormônios masculinos, como a testosterona, que já é produzido pelo bebê do sexo masculino desde a 7ª semana. Segurar a curiosidade pode ser uma tarefa difícil e, felizmente, isso não é mais necessário. A partir do teste não invasivo, a família pode optar pela técnica e saber se está esperando por uma menina ou menino A sexagem fetal pode ser realizada a partir da oitava semana de gestação e entrega resultados com 99 de precisão. A espera menor e a informação pontual é o que mais atrai os casais que estão providenciando as preparações para a chegada do bebê. Exames genéticos, como biópsia de vilocorial (amostra da placenta), amniocentese (coleta do líquido amniótico) e cordocentese (colhimento do sangue fetal pelo cordão umbilical), também podem determinar o sexo do bebê. Eles são utilizados apenas em casos de suspeita de doenças genéticas, não sendo recomendados apenas como exames de sexagem fetal.
Existe testede urina para saber o sexo do bebê?
A forma mais simplificada de se obter essa informação é pela ultrassonografia ou exame de urina. Entretanto, a mãe deve esperar até o décimo quinto mês de gestação para poder realizar o exame de imagem a fim de descobrir o sexo do bebê. Além disso, o ultrassom não entrega resultados tão precisos e pode concluir de forma equivocada a informação. Por esse motivo, a sexagem fetal vem sendo tão recomendada por profissionais da obstetrícia. O mecanismo de funcionamento do exame não é divulgado pelo laboratório, devido à patente. Por o exame consistir de uma fita reagente ao jato de urina - o primeiro do dia -, os médicos acreditam se tratar de uma reação a hormônios do feto, cuja produção se inicia entre a sexta e oitava semana. Na maioria dos casos, a grávida pode saber o sexo do bebê durante o ultrassom que é realizado entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez. No entanto, caso não seja possível obter uma imagem nítida dos genitais do bebê devido à posição em que se encontra, pode ser necessário realizar outro ultrassom em um dia diferente.