O procedimento deve ser feito em mulheres que foram ou são sexualmente ativas para rastreio ou diagnóstico de algumas doenças que iremos descrever abaixo. Assim, permite ao médico identificar áreas alteradas, como as de lesão pré-cancerígenas no colo uterino, vagina, vulva, regiões perineal e perianal. O exame de colposcopia é um procedimento diagnóstico e terapêutico que serve para examinar cuidadosamente o colo do útero (parte externa), a vagina e a vulva. O que é a colposcopia? A colposcopia é uma observação direta da superfície do colo do útero, da vagina e vulva, utilizando um colposcópio. Para realizar a colposcopia, é recomendado que a mulher não tenha relação sexual pelo menos 2 dias antes do exame, mesmo que seja com uso de camisinha.
Para fazer o exame, o profissional utiliza um aparelho com sistema de lentes de aumento chamado colposcópio, semelhante a um microscópio, e líquidos que, ao entrarem em contato com a mucosa que reveste a vagina e o colo do útero, evidenciam manchas que podem. O procedimento é realizado sob sedação e, portanto, não oferece incômodo ao paciente, porém exige uma dieta específica nos dias anteriores. Embora seja motivo de preocupação e vergonha para muitos pacientes, a colonoscopia é um exame importante para diagnosticar diversas doenças, como o câncer de cólon que é a porção média do intestino grosso. A colposcopia é um exame que serve para que o médico possa avaliar o trato genital inferior: a vulva, a vagina e o colo do útero.
Durante o exame, anormalidades como infecção, processo inflamatório, cicatrização anterior, ou sinais de um possível desenvolvimento do câncer são. O exame é realizado por um médico especialista através de um aparelho, o colposcópio, que permite a visualização do colo do útero e das paredes vaginais.